segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Começa mais uma temporada do horário de verão

Atendimento bancário terá alteração

Começou mais uma temporada do horário de verão. Milhões de brasileiros, na região Centro-Sul, terão que adiantar os relógios em uma hora. O horário de verão segue até o dia 21 de fevereiro de 2016. 
Embora os estados do Norte e Nordeste não estejam incluídos no horário de verão, os moradores desses estados devem estar atentos a algumas mudanças que ocorrerão durante o período. Em Mossoró, alguns órgãos e serviços que adotam o horário de Brasília terão alterações.

Nas agências bancárias, por exemplo, o expediente segue o horário oficial de Brasília. Assim, de amanhã até o dia 21 de fevereiro de 2016, o expediente começará uma hora mais cedo e encerrará também mais cedo que o habitual. O horário de funcionamento será das 10h às 15h.

A programação das emissoras de televisão a nível nacional também será adiantada em uma hora. As provas e concursos federais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 24 e 25 deste mês, também serão realizadas de acordo com o horário oficial de Brasília.

O horário de voos também sofrerá alteração no período em que o horário de verão estiver em vigor. Por isso, é importante ficar atento às mudanças para não perder a hora.

As agências dos Correios não terão alteração de horário de funcionamento. Também não haverá alteração nos expedientes nas casas lotéricas e nas redes de supermercados.

Novo horário objetiva promover redução no consumo de energia

O horário de verão será aplicado nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o principal objetivo da medida é a redução da demanda no período de ponta, entre as 18h e às 21h. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia.

Desde 2008 foi decretada uma data de início e fim do horário de verão, que inicia sempre no terceiro domingo de outubro e encerra-se no terceiro domingo de fevereiro.

Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

Atualmente, o horário brasileiro de verão é regulamentado pelo Decreto 8.112, de 30 de setembro de 2013, que revisou o Decreto nº 8.556, de 8 de setembro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário