segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Promotorias estudam investigação de confronto entre taxistas e guardas Municipais da cidade de Mossoró


Confronto entre guardas civis de Mossoró e populares em Gov. Dix-sept Rosado: excessos
A invasão do município de Governador Dix-sept Rosado por oficiais da Guarda Municipal de Mossoró, e os confrontos decorrentes do ato poderão virar pauta para investigação do Ministério Público do RN (MP/RN) na próxima semana, embora o órgão ainda não tenha sido provocado oficialmente sobre o caso.

De acordo com a assessoria de comunicação do MP/RN, a instituição já estuda uma articulação entre as promotorias de Mossoró e Governador Dix-sept Rosado para atuar no impasse. Na próxima semana, o assunto deverá ser discutido com mais afinco pelos promotores, que ainda não foram procurados por nenhuma das duas partes.

“O MP ainda não foi provocado formalmente para que possa intervir diante dessa situação. Acreditamos que diante do impacto social gerado pelo confronto em Governador deva haver uma reunião das promotorias, a fim de fechar um posicionamento e deliberar o que pode ser feito”, informou a assessoria.

Segundo os auxiliares, além da posição do MP, também será necessário definir que ações podem ser tomadas. “ Não temos como afirmar ainda se o MP vai abrir inquérito para apurar os fatos, ou se tomará outras providências, mas certamente amanhã isso já deverá ser discutido”, complementou a assessoria.

Servidores exclusivos de Mossoró trabalhavam em outra cidade

A Guarda Civil de Mossoró entrou em confronto com manifestantes em Governador Dix-sept Rosado, na manhã de quinta-feira (10), em protesto feito por taxistas e populares contra a determinação da Prefeitura de Mossoró de restringir circulação de transportes intermunicipais na cidade.

Vídeos em circulação em rede sociais mostram viaturas e guardas da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) em operação na cidade vizinha, bloqueando tráfego e agentes enfrentando manifestantes, com indícios de agressão verbal e excessos físicos.

A repercussão do caso levou cidadãos de Governador Dix-sept Rosado a questionar se a Guarda Civil de Mossoró tem prerrogativa de fazer operações em outras cidades, e se esse papel não caberia à Polícia Militar.

A Prefeitura de Mossoró, entretanto, justifica que a Guarda Civil fazia patrulhamento na RN-117 e foi acionada para coibir protesto de taxistas e populares, que queimaram pneus no trecho da rodovia na entrada de Governador Dix-sept Rosado.

Outra versão da Prefeitura é que a guarnição da Guarda Civil foi raptada, mantida em cárcere privado por manifestantes em Governador Dix-sept Rosado, porque foram impedidos de se movimentar na cidade.

Entretanto, vídeo retirado de câmera de segurança de estabelecimento comercial na entrada da cidade de Governador Dix-sept Rosado desmente a versão oficial. Na gravação, feita às 6h24, viatura da guarda é flagrada transitando pela cidade tranquilamente.
omossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário