sábado, 10 de janeiro de 2015

PREFEITO NALDINHO DE TIBAU, CONCEDE ENTREVISTA , ONDE ABORDA VÁRIOS ASSUNTOS RELACIONADOS AO VERANEIO DE TIBAU, ASSIM COMO CARNAVAL ETC...

Prefeito Josinaldo Marcos de Souza (Naldinho PSD)


1. Como estão os preparativos da cidade para o verão 2015?

R - A Prefeitura tem trabalhado visando não apenas o veraneio. Nós temos uma mentalidade diferente do que sempre aconteceu em Tibau. Gradualmente, estamos organizando a cidade, a administração, para que tudo funcione a contento em qualquer época. Mas claro que o veraneio, termina exigindo providências especiais. 

2. Quais foram as principais ações estruturais realizadas pela prefeitura?

R - Na Saúde, adquirimos uma ambulância, reformamos o PSF, instalamos laboratório para agilização de exames, além de termos médico de plantão 24 horas dias. Temos diversos especialistas. Estamos em fase final de uma nova Unidade Básica de Saúde, entre outras iniciativas. Também teremos o Samu 24 horas no período, graças à parceria com Prefeitura de Mossoró. Na Segurança, ampliamos a força policial do Estado, pagando diária operacional, com custeio que inclui alimentação, hospedagem e até manutenção de veículos. Não é nosso papel, mas fazemos esse esforço. Em termos de limpeza urbana há coleta diária. Temos aumento no efetivo, maquinário e veículos, mas precisamos que veranistas e banhistas colaborem. A Prefeitura não pode tudo. A iluminação passa por ampliação e reposição de luminárias da rede, assegurando melhoria considerável no serviço. Em termos de pavimentação à paralelepípedo e asfalto investimos quase R$ 12 milhões em menos de dois anos. 

3. A insegurança tem sido uma reclamação constante, o que a prefeitura fez para melhorar a segurança?

R - Como eu já disse anteriormente, estamos investindo numa área em que o Estado se mostra incapaz de atender às necessidades da população e cumprir seu dever. Estamos fazendo um esforço incrível para garantir meios para que a Polícia possa trabalhar com maior contingente e com dignidade, a serviço da população. 

4. Qual será o contingente de policiais no verão, e é suficiente?

R - Serão 30 policiais militares diariamente. Nos finais de semana, serão pelo menos 50. Haverá também fiscalização na RN-013 com a Polícia de Trânsito, em pontos não divulgados, numa quantidade de homens e viaturas que não podem ser divulgados. Quero lembrar, que a Prefeitura tem feito um esforço financeiro enorme, para assegurar essa estrutura, que não é nossa obrigação. Precisamos de mais, mas não temos como. Por isso que já solicitei apoio ao governador Robinson Faria, que me assegurou ampliação desse contingente.

5. Nos últimos anos, Tibau tem perdido muitos veranistas para praias do estado do Ceará, o que a prefeitura tem feito ou pretende fazer para recuperar a preferência dos banhistas?

R - Sozinha e isoladamente, a Prefeitura não pode tudo. Transformar Tibau num destino turístico, numa atração permanente, na maior parte do ano, só será possível com uma série de ações que envolvam Prefeitura, Estado e iniciativa privada, além de recursos da União. Temos belezas naturais, mas isso não é suficiente. Ganhamos uma estrada duplicada, mas se não oferecermos condições para um melhor aproveitamento do potencial que possuímos, tudo será em vão. 

6. Existe muita reclamação dos veranistas com relação aos preços praticados no verão em Tibau, a prefeitura tem procurado de alguma forma negociar com os comerciantes para a prática de preços menos abusivos?

R - Existe uma lógica mais forte do que qualquer argumento que a Prefeitura possa lançar: o consumidor não volta ao lugar onde ele se sentiu explorado e não teve atendido seu paladar, atendimento e higiene. Haverá uma natural seleção e vão sobreviver os que melhor se adaptarem à realidade da concorrência. O trabalho da Prefeitura é criar condições para que consumidores e comerciantes possam ter uma relação sadia e boa para as duas partes. 

7. Qual a contribuição que a Prefeitura de Mossoró está dando para o verão, considerando que Mossoró se muda para Tibau?

R - Abrimos diálogo com o prefeito Francisco José Júnior. Nossa conversa é muito prática e clara. Na Saúde, teremos o suporte do Samu, por exemplo. Mas vamos continuar conversando na busca de parcerias mais ampliadas, criando consórcio intermunicipal que possa criar outras formas de colaboração. Mas o que cobro mais do mossoroense é apoio ao que temos feito para melhorar infraestrutura de Tibau, desde a limpeza urbana à segurança, Saúde e pavimentação. Há um esforço com resultados nunca antes alcançados por qualquer antecessor meu. Se tivermos a colaboração de quem estiver lá como veranista e banhista, os resultados serão ainda melhores. Precisamos de uma consciência pessoal e coletiva. A Prefeitura não faz milagres com uma população que num final de semana pode chegar a 80 ou 100 mil pessoas. 

8. Existe algum projeto para dotar as praias de Tibau de maior estrutura no futuro?

R - Estamos cumprindo etapas. Em menos de dois anos, priorizamos a reorganização ou organização administrativa, respeito ao servidor, Saúde, Educação e outras prioridades. Entramos numa nova etapa em que a aposta também será no pleno aproveitamento do potencial turístico de Tibau. Estamos buscando apoios, parcerias, temos porta-vozes importantes como os deputados José Dias, Souza, Fábio Faria e um canal direto com o governador Robinson Faria. Mas também estamos montando equipe técnica para formatação de projetos que vão valorizar e urbanizar nossa orla, padronizando barracas e dando garantias para investimentos seguros da iniciativa privada. Tibau será outra ao final desse quatro anos, preparada para um grande salto para o futuro.

9. A prefeitura vai realizar algum evento durante o verão?

R - A Prefeitura do Tibau tem procurado, através de seus setores de Turismo, área Social e Saúde, criar campanhas educativas e de prestação de serviço para os moradores nativos, turistas, veranistas e banhistas. Apostamos em eventos voltados para as crianças, juventude e idosos como forma de integração social. Mas conversamos com a iniciativa privada para que ela possa ser a investidora direta num mercado potencialmente muito forte.

10. E o carnaval, vai ser realizado, seja pela prefeitura ou pela iniciativa privada?

R - A iniciativa privada deverá realizar Carnaval e outras iniciativas festivas no veraneio. O período já tem muita coisa anunciada e programada. A Prefeitura dá apoio dentro dos limites de seus recursos. Nós não temos como priorizar Carnaval, por exemplo. Vamos dar apoio para que as pessoas sem maiores recursos tenham um carnaval popular, sadio e de qualidade, mas o grosso dos investimentos virá da iniciativa privada, que sabe do potencial de Tibau. Temos expectativa de receber milhares de foliões e veranistas de várias partes do RN, Paraíba e do Ceará, além de outros estados.

Jornaldefato

Nenhum comentário:

Postar um comentário