domingo, 23 de março de 2014

Espaço virtual possibilita o surgimento de novas maneiras de infidelidade

Internet facilita as “puladas de cerca”"Eu não incentivo a traição, eu aperfeiçôo", declara o diretor-geral do Ashley Madison (maior site de infidelidade do mundo) no Brasil, Eduardo Borges. 

A internet, sem dúvida, é uma poderosa ferramenta que pode fazer aflorar, ou pelo menos fazer com que seja exposto, o melhor e o pior nas pessoas. Entre os mais de 500 milhões de sites registrados na World Wide Web podemos encontrar desde notícias, curiosidades, ativismo e campos perfeitos para a fomentar "puladas de cerca". 
O espaço virtual possibilita o surgimento de novas maneiras de infidelidade. Afinal, em que outro lugar poderíamos conversar e "conhecer" tantas pessoas ao mesmo tempo e ir, de pronto, testando os níveis de afinidade e atração, tudo com o conforto e garantia que suas senhas de login em computadores, celulares e sites podem oferecer?
A psicóloga Fernanda Naiara de Mendonça explica que a facilidade de criar falsos perfis em sites de relacionamento atrai aqueles que já possuem tendência à infidelidade. 
"Há muitos casos de pessoas que se sentem insatisfeitas com a vida que levam, então criam perfis em sites de relacionamento e jogos de realidade simulada em que vivem uma espécie de outra vida e se relacionam com outras pessoas. Alguns não passam do ambiente virtual, já outros levam estes relacionamentos para fora das telas e chegam até a abandonar seus atuais relacionamentos por aqueles iniciados virtualmente", disse. 
As trocas de mensagens que podem começar de forma inocente, talvez nem tanto assim, dão espaço e oportunidades para que os encontros se firmem mais calorosos, além das frias telas de celulares, tablets e computadores. 
"Eu e minha esposa brigávamos muito. Com o tempo, a relação foi ficando pesada, não tinha mais graça, mas eu não queria me separar dela porque já estava acostumado e uma separação ia ser trabalhosa e colocar meus bens em risco. Então conheci outra mulher e mantivemos contato inicialmente pelo bate-papo do Facebook, até que trocamos também fotos e resolvemos nos encontrar pessoalmente. Nos relacionamos por cinco meses até que minha esposa viu as conversas e resolveu se separar. Tentei conversar, mas não deu", disse o funcionário público Francisco Roberto Dantas de Carvalho.

Psicóloga explica que casais veem relacionamentos na web de formas diferentes
A psicóloga explica ainda que, na ausência do contato físico, muitas pessoas não encaram os relacionamentos com outras pessoas na web como sendo traição e que casais costumam reagir de formas diferentes frente a esta situação. Contudo, a maioria dos pacientes que procuram os consultórios de psicólogos e terapeutas de casal vê este tipo de relações extraconjugais como traição. 

"Só de pensar que a pessoa com quem você se relaciona, em quem confia, mente para você e o trai, mesmo não sendo 'fisicamente', dói bastante, porque se seu namorado ou namorada esconde isso de você, sobre o que mais pode mentir?", disse a estudante Pamella Soares. 
Fernanda Mendonça aponta a falta de diálogo como principal problema causador das brigas e da infidelidade. "As pessoas têm que conversar mais. É um absurdo o fato de famílias hoje que usam o WhatsApp para se comunicar dentro da mesma casa e esquecem que a relação pessoal é a base de um bom relacionamento familiar", afirma.
Omossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário