quinta-feira, 21 de março de 2013

Presos que ameaçavam segurança do Paraná chegam ao Presídio Federal de Mossoró

Presos que ameaçavam segurança do Paraná chegam ao Presídio Federal de Mossoró

Os 20 presos que embarcaram ontem no estado do Paraná chegaram ao aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, no final da tarde em um voo sem escala, do avião Hércules C-130, da Força Aérea Brasileira (FAB). Os detentos foram transferidos de presídios localizados na região metropolitana de Curitiba e são apontados como ameaçadores da segurança do Paraná.

A aeronave com os 20 presos de alta periculosidade pousou no aeroporto às 17h e foi recepcionada por um forte esquema de segurança montado pelos agentes federais do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que após submeterem os reclusos a exames de corpo de delito, os escoltaram até a comunidade rural do Riacho Grande, onde o Presídio Federal está situado.

Os que chegaram a Mossoró embarcaram no aeroporto internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A operação de transferência, batizada de "Limpeza", foi organizada pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), em conjunto com o departamento de inteligência da Polícia Federal.

Ao todo, foram transferidos 38 presos na ação, sendo que 18 foram levados para o Presídio Federal de Porto Velho, em Rondônia.

Em entrevista à imprensa paranaense, o secretário de Segurança Cid Vasques explicou que a transferência foi uma medida preventiva e não tem relação com nenhum episódio criminoso recente, como a morte de dois agentes penitenciários.

"Nós estamos nos antecipando no sentido de resguardar a segurança do sistema prisional e diminuir a tensão", afirmou o secretário.

Os presos foram escolhidos a partir de triagem e, segundo o secretário, não há ligação de nenhum deles com o crime organizado. "Aqui no Paraná não existe organização criminosa com força alguma", garantiu Vasques.

                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário