sábado, 23 de março de 2013

Ministério da Pesca e Aquicultura instituirá Carteira do Pescador com chip eletrônico


Nova carteira facilitará ações para os pescadores de todo o país  Nova carteira facilitará ações para os pescadores de todo o país
Tibau - Mudança na Carteira do Pescador em todo o país. Os modelos atuais sairão de circulação e vão dar espaço a um novo documento dotado de chip eletrônico.

A medida, surgida no âmbito do Ministério da Pesca e Aquicultura, em Brasília, foi anunciada pela presidente da Colônia de Pescadores ,Maria do Rosário em Tibau. Ela adiantou que o processo de substituição já foi iniciado.
A dirigente pesqueira alertou a categoria que a requisição da nova carteira só poderá ser feita no dia do aniversário de nascimento do beneficiário. "Para dar entrada no pedido da carteira o pescador só poderá fazer isso no data do aniversário, não pode ser solicitada antes", explicou. "Depois do dia do aniversário, o pedido tem que ser encaminhado à colônia num prazo máximo de 30 dias", completou.
ela também advertiu que, passados os 30 dias do prazo sem que a mudança tenha sido realizada, o pescador terá o seu registro automaticamente cancelado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. "Por isso desde já recomendo muita atenção aos pescadores para que não sejam prejudicados e tenham que enfrentar essa situação constrangedora", frisou. A substituição atenderá todos os pescadores na ativa.
Dando detalhes do passo a passo para ter acesso ao novo documento, a presidente da entidade pesqueira em Tibau informou que o estágio inicial sedará com o comparecimento à entidade com o objetivo de atualizar os dados cadastrais. O preenchimento do formulário de atualização cadastral fornecerá as informações que serão eletronicamente enviadas ao órgão federal, em Brasília, para a confecção da carteira.
Precaução
A senhora Maria do Rosário presidente da Colônia de Pescadores salientou que a nova Carteira do Pescador será dotada de um chip eletrônico que terá monitoramento instantâneo do Ministério. A novidade, ressaltou a representante dos pescadores em Tibau, tem o fundamento de eliminar as fraudes na obtenção do documento de identificação.

"É importante dizer que, mesmo que a carteira atual não esteja vencida, o seu proprietário deve ir à colônia, no dia do aniversário, para iniciar a mudança", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário